-
Arquitetos: DO Architecture Group
- Ano: 2024
-
Fotografias:Mustafa Saeed
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa serve como a manifestação arquitetônica da rica cultura e história da região. Localizada nos arredores de Hargeisa, Somalilândia, a casa é inspirada nas ondas do Golfo de Aden, que acariciam suavemente as margens de Berbera e toda a região; esta residência privada harmoniza perfeitamente com seu ambiente. Projetada com cuidadosa consideração ao clima local, herança e tradições, a casa incorpora os princípios da arquitetura islâmica, ao mesmo tempo em que atende às necessidades de seus habitantes.
No seu cerne, a casa abraça o ethos da cultura somali, particularmente os valores de hospitalidade e privacidade. O térreo é cuidadosamente dividido em três áreas distintas, cada uma servindo a um propósito específico. Uma acolhedora sala de estar para convidados recebe visitantes na entrada, ladeada por um estúdio privado e quarto de hóspedes. Uma espaçosa cozinha e uma área de jantar separada completam este nível, conectado de forma harmoniosa ao segundo nível através de um pátio central. Esse pátio não apenas promove um senso de privacidade, mas também atua como regulador climático, aprimorando a ventilação natural por toda a casa.
Privacidade e hospitalidade são cuidadosamente equilibradas, permitindo que os hóspedes sejam recebidos independentemente ou integrados à vida familiar conforme desejado. Um banheiro separado, que também serve como uma área de wudu para rituais islâmicos de purificação, reflete ainda mais a integração de práticas culturais e religiosas ao projeto arquitetônico. Cada espaço no térreo oferece uma vista única do pátio central, promovendo um senso de tranquilidade e conexão com a natureza.
No andar superior, a privacidade tem precedência, com quartos, banheiros e uma área de oração privativa dedicados às práticas espirituais da família. O terraço oferece vistas panorâmicas da paisagem ao redor, emolduradas pelas distintas paredes curvas da comunidade. Esses pontos estratégicos convidam à contemplação e apreciação da beleza natural que envolve a casa. Em essência, ela representa uma fusão harmoniosa de arquitetura, cultura, religião e meio ambiente. Ela se mantém como um testemunho dos princípios atemporais da arquitetura, os quais celebram tanto o passado quanto o presente, criando um santuário que honra a tradição ao mesmo tempo em que abraça o futuro da região somali.